Criar uma Loja Virtual Grátis
Dicas de como cuidar de suas roupas
Dicas de como cuidar de suas roupas

Prolongar a vida das roupas

Para prolongar a vida das roupas, evite guardá-las em sacos plásticos. É preferível colocá-las em sacos de tecido de algodão para não abafá-las. Sacos plásticos podem ser usados somente quando não for exigido que elas fiquem muito tempo acondicionadas, como no transporte de roupas.

 


 

Lã – Como conservar

Peças de lã não reagem bem a lavagens normais. O tecido encolhe bastante depois do contato com a água, por isso é preferível a lavagem a seco. Se você precisar tirar uma mancha com rapidez, a melhor alternativa é usar uma solução de água, sal e um pouco de amoníaco. A roupa não pode ser torcida, e sim espremida. Na hora de secar, não coloque no sol. Deixe a roupa de lã num local ventilado na sombra, de preferência sobre uma toalha.

 


 

Lã – Passar a ferro

A lã passa-se do avesso, com um pano molhado por cima, com o ferro muito quente.

 


 

Conservar camisolas de lã

Para conservar as suas camisolas de pura lã virgem, coloque uma colher de açúcar na água de lavagem.

 


 

Seda natural

Experimente juntar um pouco de sumo de limão à água de lavagem para conservar melhor a peça. Se a peça de seda for branca, use água morna na lavagem. Por outro lado, se for colorida o correto é utilizar água fria. Não torça a roupa, pois isso pode danificá-la seriamente. Apenas pressione suavemente, enrole numa toalha limpa e deixe secar à sombra na posição horizontal.

 


 

Malas de mão

Para as conservar, limpe-as freqüentemente com um pano de lã e ocasionalmente com um creme incolor. Guarde-as em sacos de nylon.

 


 

Manchas de baton

Para as fazer desaparecer, passe por cima um algodão embebido em éter.

 


 

Jeans

Para não encolherem, deixar de molho em água fria muito salgada durante 24 horas.

 


Guardar roupa de inverno

Para proteger o vestuário de lã da traças, coloque nos armários e gavetas folhas de hortelã fresca, fechadas num saco de musselina, e deixe secar.

 


 

Sapatos que mancham

Para evitar que os sapatos desbotem e tinjam os pés, passe pelo seu interior um algodão embebido em álcool. Se não for suficiente, cubra o seu interior com verniz transparente.

 


 

Sapatos sem graxa

Se a graxa acabou, não se desespere. Limpe bem o sapato e depois passe um pouco de cerveja. Isso mesmo! A cerveja vai dar brilho no seu sapato.

 


 

Manchas de café ou chocolate

Molhe na água fria. Depois, esfregue de leve com um pano embebido em vinagre branco. Se o tecido for branco, pode usar água oxigenada 10 volumes.

 


 

Chiclete

Passe uma pedra de gelo até que a mancha endureça. Raspe com uma espátula e depois lave.

 


 

Chiclete no cabelo

Não tente tirar o chiclete do cabelo apenas com a mão. Coloque um pouco de condicionador ou óleo de bebê no local por alguns minutos, e vá soltando os fios com uma toalha seca.

 


 

Gordura, ôleo ou manteiga

Primeiro dissolva a parte gordurosa esfregando levemente com tetracloreto de carbono (um componente de removedor), ou com solvente para gordura. Depois polvilhe talco neutro até absorver a mancha. Deixe agir por 2 ou 3 horas e escove.

 


 

Gracha, piche

Coloque uma camada de manteiga ou margarina em cima da mancha e deixe por algumas horas. Tire o grosso raspando com uma espátula e depois faça igualzinho como com a mancha da gordura.

 

Maquiagem

Passe álcool 90 graus e pronto.

 


 

Sangue

Abra a torneira de água fria e deixe correr um tempão, caso ela permaneça, passe um pouquinho de água oxigenada, deixe agir e lave. Se for alguma peça colorida ou lã, derreta uma Aspirina num copo d’água e mergulhe a parte manchada por alguns minutos.

 


 

Tinta de caneta

Primeiro, passe removedor, álcool ou leite tipo A . Depois lave com água quente. Se for lã, esfregue só com álcool. Se for algodão, use removedor. Se for poliéster, remova com solvente incolor para esmalte de unhas.

 


 

Transpiração

Se o tecido for resistente, esfregue a mancha com água oxigenada. Para tecidos delicados, deixe de molho por meio dia em água fria com um pouquinho de vinagre branco.

 


 

Bolor

Se o tecido for branco e resistente, coloque na água com água sanitária diluída. Se o tecido for colorido, umedeça com suco de limão. Se for algum sintético ou seda, molhe num banho de leite.

 


 

Cheiro de suor na roupa

Se o cheiro de suor ficar impregnado na roupa mesmo depois de lavada coloque algumas gotas de limão numa panela de água e deixe fervendo. Quando a água estiver bem quente, tire a panela do fogo e coloque a roupa de molho por alguns minutos. Cuidado com o tecido da roupa, pois se ele for muito fino essa dica pode estragá-lo.

 


 

Clarear amarelo das roupas

Se amarelar a roupa, passe água oxigenada no local e a seguir enxágüe com água morna. Essa ação deve clarear a região, tirando a aparência de manchado.

 


 

Cuidados com lingerie preta

Toda lingerie preta tem tendência a ficar marrom depois de algumas lavadas. Evite que isso aconteça, adicionando anil na água de enxaguar.

 


 

Evitar traças nas roupas

Para evitar traças nas roupas, as conhecidas bolinhas de naftalina também são um ótimo remédio.

 


 

Evitar traças nas roupas II

As pequeninas traças costumam fazer estragos desagradáveis. Para evitar traças em roupas e cobertores de lã ou pele, é recomendável espalhar grãos de pimenta-do-reino pelo armário.

 


 

Retirar bolinhas de roupa de lã

Na temporada de inverno é muito comum o aparecimento de bolinhas nas roupas de frio, principalmente aquelas feitas em lã. Essas bolinhas aparecem por causa do contato com outras roupas ou de lavagens freqüentes.

Você pode utilizar um método caseiro para retirá-las. Primeiro, estenda a roupa em uma superfície plana e lisa. Enrole fita crepe ou durex na mão, deixando a parte adesiva para fora. Com movimentos rápidos grude a fita na roupa e puxe, fazendo com que as bolinhas fiquem presas na fita. Já há no comércio um equipamento conhecido como papa-bolinhas.

 


 

Molho shoyo

Você está num restaurante japonês quando mancha sua roupa com molho shoyo. Não se desespere. Peça um potinho de nabo ao garçom e veja o milagre: a mancha sai todinha na hora!

 


 

Conservar roupas de couro

Nunca use produtos de limpeza, sabão de cozinha, sabonetes, detergentes, óleos ou álcool. Não guarde a peça em saco plástico. Isso pode causar mofo. Caso isto aconteça, use um pano branco de algodão embebido em água e vinagre branco e deixe secar naturalmente. O couro tem um odor forte; para que não fique muito intenso, coloque sempre a roupa para arejar. Nunca coloque sua peça de couro em máquina de lavar ou secar. Se a peça molhar, seque naturalmente evitando calor direto e umidade. Há uma diferença entre couro tingido do couro pintado. Os tingidos são: chamoix, camurça e raspa. Para este tipo de vestuário procure uma lavanderia especializada. Os demais são pintados.

 


 

Como tratar o couro pintado

Manchas leves, sujeiras ou poeira, são retiradas com um pano úmido e limpo. No caso de manchas e sujeiras mais profundas, procure um profissional de limpeza do couro.

 


 

Sapato manchado

Se seu sapato de couro claro ganhou uma mancha, tente removê-la esfregando sobre ela um pedaço de batata crua.

 


 

Guardando os sapatos

É possível manter os sapatos com bom estado durante anos. Da mesma forma que as roupas, os calçados também precisam de higiene, embora sendo o couro diferente do tecido e exigindo materiais próprios para a limpeza e cuidados na hora de guardar. Não empilhe sapato sobre sapato. Limpe-os sempre antes de guardá-los. Sapatos de boa qualidade merecem ficar em formas para não perderem o formato. Não guarde os sapatos nas caixas. O ideal são saquinhos de flanela separando os pares e nunca os guarde em saco plástico. Evite usar o mesmo sapato por vários dias seguidos. O ideal é deixar o sapato “respirar”, isto é, secar por um dia após o uso, especialmente no verão.

 


 

Lustrando os sapatos

A limpeza e a conservação são importantes na manutenção dos calçados. Limpe-os com uma flanela seca. Esparrame o polidor (creme ou cera) da cor dos sapatos. Distribua o polidor com uma escova de cerdas macias. Para dar brilho, use uma escova leve de cerdas animais, sem usar muita força e sempre no mesmo sentido. Para o lustro final, passe uma flanela macia e seca em todo o sapato e também no mesmo sentido.

 


 

Como conservar jóias e bijuterias

Prata:

Quando a prata fica preta e sem brilho, deixe a peça de molho em meia xícara de vinagre e duas colheres (das de sopa) de bicarbonato, por cerca de três horas. Depois esfregue as peças com uma toalha seca. Pronto! Sua prata ficará nova em folha.

Anéis de prata: O excesso de transpiração nas mãos faz com que os anéis de prata fiquem escuros e sem brilho. Para limpá-los, deixe-os de molho numa solução de meia xícara de vinagre e duas colheres de bicarbonato de sódio. Depois de duas horas, esfregue-os com toalha seca e macia. Já para que os anéis de prata voltem a ter um brilho mais vivo, experimente deixá-los por uma noite inteira dentro de um chumaço de algodão embebido em azeite. No dia seguinte, lave com bastante água. Pronto. Seu anel estará como novo.

Jóias de ouro: Coloque sementes de tomate numa vasilha com água e ponha suas peças de ouro. Após alguns minutos, enxague bem as peças e limpe com uma flanela seca. O resultado é muito bom. Você nem vai acreditar.

Pedras preciosas: Para que um anel de brilhante fique com mais vida, deixe-o de molho em água, sabão neutro e algumas gotas de amoníaco. Para dar mais brilho a qualquer pedra preciosa, o segredo é esfregar um pouco de pasta dental e depois enxaguar com bastante água. Seque com uma flanela.

Jóias de coral: Para reavivar o brilho e a cor das jóias de coral, deixe-as de molho por algum tempo em água salgada ou do mar. Acredite que esse simples truque vai dar muito resultado.

Pérolas: No caso das pérolas somente o uso freqüente é que evita a falta de brilho. Evite deixá-las por muito tempo guardadas. Mas, se isso não for possível, embrulhe o colar em papel de seda ou pano. Periodicamente limpe-o com um pano úmido e macio.

Translate to English Translate to Spanish Translate to French Translate to German Google-Translate-Portuguese to Italian Translate to Russian Translate to Chinese Translate to Japanese
ONLINE
2





Partilhe esta Página

 




Total de visitas: 1330